Avançar para o conteúdo

ínfimoINFINITO

FARIA, Hamilton. ínfimoINFINITO. São Paulo: Casa dos Omaguás, 2017.

Apresentação

E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música.
Friedrich Nietzsche

A Coleção Potlatch, iniciativa da Casa dos Omaguás, publica os livros do poeta Hamilton Faria para serem doados. Potlatch – palavra inspirada em cerimônia da tradição nativa americana de mesmo nome – significa “doação”. Trata-se de um processo simbólico que age na esfera dos afetos e dos encontros. Não busca resultado econômico, mas celebrar a palavra e a vida por meio da poesia.

Os livros desta coleção são em formato de bolso, para serem portados com leveza. O destino, após a leitura, é a doação ou o “esquecimento” em algum lugar.

A sua realização conta com a ajuda de muitos – designer, ilustradores, autores dos prefácios, gráfica -, todos comprometidos com a proposta.

Com tiragem inicial de mil exemplares, esta coleção não pretende negar outros espaços e eventos culturais: editoras, lançamentos, bibliotecas, livrarias, feiras do livro, concursos literários, mídias, redes sociais. O próprio autor sempre utiliza esses lugares de presença da poesia. No entanto, o foco são as pessoas, seja para transformar língua em linguagem ou para melhorar a qualidade poética da vida.

A brevidade do verso e a economia de linguagem são marcas desta coleção. Os poemas escolhidos são aqueles mais curtos, de ritmo mais rápido, pequenos flashes, alguns próximos dos epigramas, outros próximos dos haicais; alguns são “haikuazes”, escrita breve assim denominada por Faria.

Em 2013, o poeta publicou mínimoIMENSO, a primeira obra desta coleção. O livro circulou em lugares públicos, escolas, ruas, eventos e festas, universidades, encontros de cultura, manifestações artística e sociais, jornais da grande imprensa, rádios e tevês – no país e fora dele.

A arte gráfica da coleção é fruto da criação da designer Marilda Donatelli.

Esta coleção pretende, por meio da poesia, criar correntes vibratórias de celebração da vida e da palavra.

Casa dos Omaguás

São Paulo, maio de 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *